Blog Edileusa Rosária

FILOSOFIA PARA MULHERES

“Uma das maiores lições de minhas experiências é que o retorno da barbárie sempre é possível”.

Edgar Morin,  antropólogo, sociólogo e filósofo francês judeu de origem sefardita.
Edgar Morin, antropólogo, sociólogo e filósofo francês.

Esta semana estava fazendo o fichamento do livro “Lições de um século de vida”, de Edgar Morin, quando novamente me deparei com esta frase que me trouxe muitas reflexões:

“Uma das maiores lições de minhas experiências é que o retorno da barbárie sempre é possível. Nenhum avanço histórico é irreversível.”

Edgar Morin, que está atualmente com 103 anos, viveu o absurdo da 2ª Guerra Mundial, e essa frase é uma constatação daquele momento histórico.

Ao refletir sobre essa frase, vejo o quanto ela é atemporal! A citação de Edgar Morin é um lembrete de que o progresso não é garantido. É um chamado à ação, para que não nos acomodemos diante dos avanços já conquistados. A barbárie não é coisa do passado e pode, sim, ressurgir. Se é que não está ressurgindo!

Então, quais lições podemos tirar disso? Primeiro, é essencial reconhecer que o avanço da humanidade depende de um esforço contínuo e coletivo. Não podemos subestimar o impacto das nossas ações diárias, por menores que pareçam. Cada gesto de gentileza, cada ato de solidariedade, contribui para a construção de um mundo melhor.

Para evitar retrocessos, precisamos cultivar a tolerância e o respeito com o outro. Promover o diálogo e a empatia é fundamental para combater a violência. A educação também desempenha um papel muito importante nesse processo; devemos investir em conhecimentos que promovam o senso crítico.

A história é uma conselheira. Temos relatos de tantas civilizações que desaparecem, como os egípcios, os romanos, os incas, dentre tantas outras. O que essas civilizações fizeram de errado para desaparecem? Precisamos usar esses exemplos para não cometermos os mesmos erros.

Além disso, é necessário que façamos uma autoavaliação. Precisamos questionar nossas próprias atitudes, reconhecendo que a mudança começa dentro de cada um de nós.

Devemos nos perguntar diariamente: estou contribuindo para um ambiente de paz e compreensão? Estou agindo de acordo com a mudança que desejo ver no mundo?

Como já mencionei, o progresso da humanidade é uma construção coletiva, fruto das nossas escolhas diárias. Cada pessoa carrega em si o poder de transformar, para melhor ou para pior, o mundo à sua volta.

A responsabilidade é nossa. E a escolha também.

Eu acredito que pequenas ações podem fazer a diferença no futuro. E você? Já pensou a respeito!!

Frase retirada do livro: Lições de um século de vida. Edgar Morin, p. 83. Edição do Kindle. 2021.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Prazer, Edileusa Rosária

Por meio deste blog, quero convidar você a embarcar nessa jornada de evolução e redescoberta. Juntas, vamos explorar caminhos que transformam pontos de partida em histórias inspiradoras, mostrando que, com as ferramentas certas, podemos ressignificar cada capítulo da nossa vida.

Os mais lidos

Contato

Podcasts

LinkedIn

plugins premium WordPress