Blog Edileusa Rosária

FILOSOFIA PARA MULHERES

O ano em que menos é muito mais

Já pensou em passar um ano inteiro sem comprar nada além do essencial? Cait Flanders fez exatamente isso e compartilhou sua jornada em “O Ano em que Menos é Muito Mais”.

O livro é um relato sobre como adotar o consumo consciente e moderado pode transformar nossa vida de maneira positiva.

Após perceber que suas compras impulsivas e hábitos consumistas não traziam a felicidade que ela buscava, Cait decidiu dar um basta. Durante doze meses, ela comprou apenas o necessário, como alimentos e produtos de higiene, e evitou todos os tipos de excessos.

Ao longo desse ano, a autora se dedicou a simplificar sua vida: livrou-se de 70% de seus pertences, consertou ao invés de descartar e até mesmo reduziu seu consumo de mídia. O resultado foi uma vida mais plena, mais consciente e com menos stress.

Esse relato nos faz refletir sobre o impacto do consumismo nas nossas vidas. Muitas vezes, acumulamos objetos, roupas, livros, arquivos digitais e tantas outras coisas acreditando que nos trarão felicidade. Mas será que precisamos de tudo isso?

O minimalismo, conceito que também é abordado no best-seller A Mágica da Arrumação”, de Marie Kondo, propõe uma vida com menos coisas e mais significado. Kondo ensina que manter apenas aquilo que “desperta alegria” em nossos lares não só organiza o ambiente, mas também a mente.

Ambientes limpos e organizados são mais propícios para a criação e o relaxamento. Seja para escrever, criar alguma arte ou simplesmente descansar. Ao eliminar o excesso, abrimos espaço para o que realmente importa: nossos projetos, hobbies e, principalmente, nosso tempo e bem-estar.

Mas, levantar a bandeira do minimalismo deve ser uma escolha consciente, pois não é algo fácil. Não se trata apenas de menos objetos, mas de controlar nossos impulsos. Estar atentas ao consumo, evitar compras desnecessárias e adotar hábitos sustentáveis são formas de ter autodomínio, pensar na coletividade e no meio ambiente.

No meu caso, o meu ponto fraco são os livros! Tenho uma lista enorme de títulos que ainda não consegui ler. Mas, como mencionei, resistir não é nada fácil. Somos bombardeadas diariamente com promoções e descontos irresistíveis, e é muito difícil não cair na tentação.

Confesso que, após ler o livro de Cait e conhecer a sua história, estou me controlando um pouco mais. Pelo menos agora o que está aumentando é a minha lista de desejos na Amazon (rsrsrs)! Mesmo assim, percebo que essa mudança de mentalidade já é um grande passo. Afinal, consumir menos e de forma mais consciente é um exercício constante de autoconhecimento e autocontrole.

Que tal você aceitar esse desafio? Faça um exercício simples: olhe ao redor e identifique o que realmente faz sentido na sua vida. Elimine os excessos, valorize as experiências e permita-se viver de maneira mais leve. O simples pode ser, e muitas vezes é, o ideal para alcançarmos a felicidade.

 E você? Já leu este livro? Se ainda não, clique no link abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Prazer, Edileusa Rosária

Por meio deste blog, quero convidar você a embarcar nessa jornada de evolução e redescoberta. Juntas, vamos explorar caminhos que transformam pontos de partida em histórias inspiradoras, mostrando que, com as ferramentas certas, podemos ressignificar cada capítulo da nossa vida.

Os mais lidos

Contato

Podcasts

LinkedIn

plugins premium WordPress